Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Adorar: Seguir O Coração De Deus

Meu livro bíblico preferido sempre foi Salmos. Acho que me identifico com a linguagem poética utilizada nele, mas independente disso, sempre considerei Davi um homem segundo o coração de Deus. Podes me perguntar: “Como pode isso, um pecador ser segundo o coração de Deus? É impossível, não?” Não! Não é impossível, pelo contrário, é algo simples de se entender.

No Salmo 51:10, Davi pede que Deus crie nele um coração puro. O que será que isso quer dizer? Animado pela dúvida, resolvi pesquisar o contexto histórico e social judaico. Conversei com o doutor em Antropologia Luís Vicente para tentar esclarecer os contextos supracitados. Foi então que pude entender um pouco a respeito do “coração” que a Bíblia tanto fala.

Para nós, latinos, e para os anglicanos, o coração está ligado à imagem do sentimento. Facilmente encontramos pessoas representando o amor com um coração, como na célebre frase americana “I (coração) NY”, ou então o ódio com um coração partido. Já para os povos do Oriente Médio e região, isso inclui os judeus, o coração está ligado às vontades e desejos.

Analisando pela visão judaica da palavra, ao dizer que queremos ter um coração como o de Deus, nós estamos afirmando que queremos viver pela vontade Dele!

Davi escreveu esse Salmo depois de que o profeta Natã o exortou por ter cometido adultério e um homicídio (II Samuel 11 e 12). Um homem que teve suas vontades, seu coração, atendidas, agora percebia o que havia feito e pedia vontades puras para si. Davi se arrependeu e quis mais de Deus para sua vida, quis viver as vontades Dele!

No Salmo 51:17, Davi diz que Deus deseja um coração quebrantado, não sacrifícios! Deus não se agrada tanto com nossas orações, nossos louvores, nossos deveres e tarefas. Deus quer o nosso coração humilhado, quebrantado, entregue, rendido diante Dele. Isso sim é adoração! Deus quer que O adoremos em espírito e em verdade (João 4:23-24). Deus não quer apenas nossas ações, Ele nos deseja por inteiro, como sacrifícios vivos (Romanos 12:1).

Deus já possui a adoração dos anjos, por qual motivo Ele faria questão de nossa adoração? Porque a nossa forma de adorá-Lo é viver na vontade Dele, segundo o que Ele deseja. Deus quer nosso coração, isso é adorar!



Guilherme Henrique Miranda
São Vicente, 29/10/2008

Nenhum comentário: