Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Amor

Aquele post sobre a compaixão deu certo, então eu vou falar sobre outro sentimento humano, o amor.

O amor não começa e termina do modo que pensamos. O amor é uma batalha, o amor é uma guerra; o amor é crescimento contínuo. (James Baldwin)

Durante anos, décadas, séculos e milênios o homem fala sobre o amor. Poetas, filósofos, psicólogos e até mesmo leigos tentam descrever o que é o amor. Será que alguém já conseguiu fazer isso?

Camões disse:

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Soneto XI - Luis Vaz de Camões)


Para Platão, o amor liberta o ser humano e o leva à verdade.

Para Plotino, o amor purifica e eleva o ser humano.

Para Santo Agostinho, o amor é o nexo que une as Pessoas divinas.

Para Tomás de Aquino, o amor constitui a essência central da própria vida de Deus.

Para Rousseau, o amor é filho da natureza e da liberdade.


Uma definição que me agrada muito é a de Mário Quitana: Tão bom morrer de amor... E continuar vivendo!


Se quiserem uma definição mais próxima da realidade, vamos a um exemplo musical:

Eu nunca disse que te amo, mas meus olhos sempre me traem. (Zezé de Camargo e Luciano)




Enfim, temos algumas definições e frases sobre o amor. O que eu quero mostrar com isso tudo? Simples: muito se fala e pouco se vive.

Quer amar? Ame, não se preocupe com definições ou com aquilo que dizem que é o amor. Eu poderia passar horas falando o que o amor é para mim, mas do que valeria isso? Nada. Amor é amor; É indescritível, inquestionável, inconfundível, inevitável, indestrutível...

Mas se querem mesmo uma definição minha para o amor, aí vai:

AMAR É MORRER. Morrer de saudades, morrer de ciúmes, morrer de vontades, morrer por tanto amar e querer expressar... E como diria Mário Quintana, morrer e continuar vivendo.

Se eu amo? Amo morrer diariamente, a todo instante e constantemente. Se me sinto bem por isso? Melhor impossível. Se me torno bobo por amar? Eu nunca vi alguém muito feliz sem parecer abestalhado.


Ah! É tão bom viver quando o vivemos para amar...

11 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo! *-* Mto "unção gay" esse post! rsrs
Eu tenho um conceito de amor um pouco mais profundo que isso. Mas deixa essa discussão pro post Amor X Paixão.

Bjs
=*

Henrique Dias disse...

Guiii ó eu aki \o/

Kelvin disse...

kkkkkkkkkkkkkk..

Rachei com a "Unção Gay" xD

Bom demais o texto véio..
Abraços!

=]

Quezia disse...

Oieee
Gostei desse tbm...rs
Música do Zezé e Luciano??
Bem sabia q vc curtia um sertanejo...rs
Vc sabe daquela história de Camões??
Que ele tinha uma noiva, aí houve um naufrágio, ele tinha como salvar a noiva, mas tinha q escolher entre ela, ou "Os Lusíadas"....preferiu o livro, ainda bem...rs
Ele não a amava desse jeito então...rs
Beijo

Samara disse...

Ah !!! q lindo *-* eu xorei d tão lindo *-*
aaa o amor *-*

Gui lindo demais
sem palavras de tão lindo xD

Deborah disse...

Muito Lindo!
Continue amando que você vai longe!
beijos!

Camila Pizarro disse...

sério!!!! Eu A-DO-REI esse seu post!
Gostaria de saber escrever como voce :)
Eu ainda acho que vc tem que escrever um livro ;D
A minha definição de amor é muito parecida com a da Quintana tbm...

Gabriele disse...

..noh!! mto bom o texto...

a sua definição para o amor foi a melhor!!
realmente amar eh morrer disso tudo mesmo...rsrs

Bjos!!

Mari disse...

Ainda prefiro como a plaquinha da loja de bolo define:
Forget Love, I'd rather fall in chocolate!

AhahHAHAHAHA,
é brincadeira. =P

Dyy disse...

aaaah o amor *-*

Unknown disse...

Gui, adorei o blog
sahioihosaihosaiohasahsio
esse post foi bom mesmo... =D
amor é suicidio como diria minha amiga do blog Arlequim
=]

Beeijos